O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal lança uma série de vídeos sobre Pagamento por Serviço Ambiental (PSA).
Dividida em 05 capítulos, a série de explica o conceito do PSA, trazendo informações sobre políticas públicas, fundos, regulação e experiências no Brasil.
O intuito dessa série é comunicarmos o PSA de maneira mais palatável e acessível. Trata-se de uma obra de caráter experimental e que tem como público prioritário os funcionários de prefeituras, Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura, produtores e população de toda a região do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal. Área que atualmente possui dois programas de PSA em execução (Produtor de Águas – ANA), Tangará da Serra e Mirassol D’ Oeste. A produção foi apoiada pelo WWF-Brasil, Escola Aberta do 3º Setor.
Segundo Breno Melo, Analista de Conservação do WWF-Brasil, o objetivo é que outros municípios da BAP possam vir à aderir a algum tipo de PSA. “Essas são as áreas de maior contribuição hídrica para o Pantanal, as chamadas caixas d’água. São as porções altas dos rios Paraguai, Sepotuba, Jauru e Cabaçal, que fornecem quase 30% das águas que mantém o pulso de inundação da planície pantaneira, no estado do Mato Grosso, conforme o estudo ‘Análise de Risco Ecológico da Bacia do Rio Paraguai’. ”
Confira toda a série aqui:
O que é PSA?
PSA é um instrumento econômico que busca recompensar financeiramente produtores que promovem a preservação e conservação dos serviços providos pelos ecossistemas (os chamados serviços ecossistêmicos).
O PSA é um instrumento econômico que busca recompensar todo aquele que, em virtude de suas práticas de conservação, proteção, manejo e recuperação de ecossistemas, mantém ou incrementa o fornecimento de um serviço ecossistêmico (benefícios providos pela natureza).
Esses serviços ecossistêmicos incluem, entre outros:
• a regulação do clima
• a manutenção da fertilidade e o controle da erosão dos solos
• o armazenamento de carbono
• a ciclagem de nutrientes
• o provimento de água
• a proteção da biodiversidade, a beleza cênica e a
• manutenção de recursos genéticos.
A adoção de políticas de incentivo como o instrumento de pagamento por serviços ambientais (PSA) tem sido uma alternativa recente na política pública ambiental com vistas a estimular a proteção e conservação dos ecossistemas.
Links: