Ação de educação e limpeza em Diamantino

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

No dia 27 de novembro de 2019 foi realizada uma ação de educação ambiental e limpeza de rio no município de Diamantino, Mato Grosso. Mais de 80 alunos de ensino médio da Escola Estadual Plácido de Castro participaram do evento. 

“Os alunos gostaram muito da ideia, levamos troféu para a equipe vencedora e um certificado de participação para a escola. Eles iniciaram e terminaram os trabalhos com a mesma garra, sem deixar nenhum fio de lixo às margens e no caminho para o rio”, comenta Jackeline Souza, Secretaria Executiva do Consórcio Intermunicipal Alto do Rio Paraguai.

O local escolhido para a limpeza foi o ponto de encontro entre o rio Diamantino e o rio Ribeirão do Ouro, área de valor histórico para a região.

“Foi exatamente aqui onde instalou-se o primeiro povoado que deu origem à cidade de Diamantino. Por esse motivo essa é uma ação de educação ambiental que consegue colocar os alunos em ação, bem como valorizar a história e a cultura local”. Ressalta Breno Melo, Analista de Conservação do WWF-Brasil.

Ao todo foram retirados mais de 147 sacos de lixo com capacidade para 200 litros. Além disso foram instaladas placas de “Proibido jogar lixo” nas margens do rio e feito o plantio de mudas de árvores.

O evento fez parte das comemorações do Dia do Pantanal, promovido pelos signatários do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, o Consórcio Alto do Rio Paraguai e a Prefeitura de Diamantino.

Explore
O que as instituições ganham ao assinar o pacto?

O Pacto não arrecada e não arrecadará recursos financeiros específicos para seu funcionamento. Portanto, para alcançarmos os objetivos comuns, cada instituição quando o assina se compromete a usar recursos humanos e financeiros próprios para alcançar os objetivos comuns.