Mutirão Limpa Rio recebe apoio geral e lixo é recolhido

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Autor: Fernanda Fachin e Nara Arruda

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo

Neste último sábado (19) aproximadamente 180 pessoas participaram do mutirão limpa rio, que acontece tradicionalmente nos Rios Bugres e Paraguai todos os anos. Foram mobilizados escolas, empresas, associações, sociedade civil, através de uma campanha desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo e núcleo do 3º Pelotão de Polícia Ambiental de Barra do Bugres. Foram recolhidos duas caçambas e meia dos mais variados tipos de resíduos, que estavam jogados as margens e no leito dos rios.

Pelo Secretário Fernando Lopes foi dito “fiquei impressionado com algumas coisas que o pessoal recolheu da beira do rio”, referindo-se ao tipo de lixo como, tampa de geladeira, covo, cadeiras, colchão, sofá, pneu de trator, fogão, TV dentre outros que estavam dispensados nos rios da região.  

O Prefeito Raimundo Nonato apelou pela sensibilização da população, dizendo: “peço encarecidamente que a população colabore com a limpeza dos nossos rios, porque isso é nosso. E nós vamos deixar acabar? Então ajudem. Vocês não estarão ajudando o Raimundo, vocês estarão ajudando Barra do Bugres”.

Nesta edição, foi abrangida uma extensão considerável, aproximadamente 20 embarcações percorreram a extensão dos rios, descendo o Rio Bugres do pesqueiro Vagalume até a orla Fluvial Eulálio F. de Carvalho; da aldeia Umutina descendo o Rio Paraguai até a orla; Da Orla ao Rio Branco; do Rio Branco ao Tucum; e do Tucum até o Olavo.

Segundo a equipe organizadora, um dos principais pontos positivos desta edição, foi que apenas duas caçambas e meia foram cheias, frisou o Secretário “isso significa que o pessoal está tomando consciência sobre a importância da preservação dos rios”.

Barra do Bugres está entre os 25 municípios que firmaram compromisso com o Pacto da Cabeceiras do Pantanal, e ações como esta, contribui para a manutenção da Bacia do Rio Paraguai, e preservação do pantanal mato-grossense, cartão postal do Estado de Mato Grosso.

Colaboraram com o Limpa Rio 2019:

Prefeitura Municipal de Barra do Bugres-MT;

Câmara Municipal de Barra do Bugres-MT

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo;

3º Pelotão de Polícia Ambiental; Núcleo Barra do Bugres

ACIBB – Associação Comercial e Industrial de Barra do Bugres;

Aldeias Indígenas do Município;

Aster Maquinas;

Barralcool;

Colônia Z-10;

Corpo de Bombeiros;

Escolas Municipais e Estaduais;

INDEA

Marinha do Brasil;

Nova Integração – Polícia Mirim;

Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal;

Pescadores;

René Junqueira Barbour;

Sociedade Civil;

Unemat;

Unopar;

WWF-Brasil;

Explore
O que as instituições ganham ao assinar o pacto?

O Pacto não arrecada e não arrecadará recursos financeiros específicos para seu funcionamento. Portanto, para alcançarmos os objetivos comuns, cada instituição quando o assina se compromete a usar recursos humanos e financeiros próprios para alcançar os objetivos comuns.