Plantas pequenas do Cerrado – biodiversidade negligenciada

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quando ouvimos falar na palavra desmatamento, logo nos vem em mente a imagem de árvores sendo derrubadas. Entretanto, no Cerrado, as espécies mais afetadas com o desmatamento são as plantas de pequeno porte. Das 12.734 espécies vegetais que compõem o bioma, mais de 10 mil correspondem a plantas pequenas. Ou seja, para cada árvore do cerrado, existem 06 plantas de pequeno porte.

Elas estão ameaçadas pelo adensamento das copas das árvores, resultante do manejo inadequado, e pela invasão por espécies exóticas, como o pinus e a braquiária.

O Livro Plantas Pequenas do Cerrado: Biodiversidade Negligenciada nos apresenta esse problema e um incrível levantamento destas espécies. São 720 páginas, quase todas ilustradas com deslumbrantes fotos coloridas. De autoria de Giselda Durigan, Natashi Aparecida Lima Pilon e Geissianny Bessão de Assis, e por seus colegas Flaviana Maluf de Souza e João Batista Baitello.

Encante-se com a beleza dessas plantas e entenda a importância de sua conservação.

O livro pode ser acessado integralmente em: https://bit.ly/2GALBaw

Explore
O que as instituições ganham ao assinar o pacto?

O Pacto não arrecada e não arrecadará recursos financeiros específicos para seu funcionamento. Portanto, para alcançarmos os objetivos comuns, cada instituição quando o assina se compromete a usar recursos humanos e financeiros próprios para alcançar os objetivos comuns.