Dia 02 de fevereiro será comemorado o Dia Mundial de Áreas Úmidas.
Momento de celebração e conscientização sobre estas zonas imprescindíveis para a vida.
Se você ou sua instituição está organizando alguma atividade para a data, não deixe de inscrevê-la no Mapa de Eventos do Site Ramsar.
Já são mais de 600 inscritos de todo o mundo; com palestras, passeios, ações de limpeza, aulas, encontros, entre outros.
Confira aqui e envie o seu também!
https://www.worldwetlandsday.org/events
Sobre as Áreas Úmidas
As áreas úmidas são complexos ecossistemas que englobam desde as áreas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. Alguns exemplos são os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas etc. Ao todo, são classificados 42 diferentes tipos de zonas úmidas.
A importância das áreas úmidas para o planeta
As áreas úmidas existem em todos os tipos de ecossistemas e são importantes para a manutenção da biodiversidade. Situadas em uma interface entre a água e o solo, as áreas úmidas são ecossistemas complexos, pressionados não somente pela ação direta do homem, mas também pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce adjacentes.
Estas zonas abrigam 40% das espécies do mundo e chegam a absorver e estocar 50X mais carbono da atmosfera do que as Florestas Tropicais. Segundo o Relatório Ramsar 2018, mais de 1 bilhão de pessoas dependem delas para se alimentar. Além disto, têm papel importante no ciclo hidrológico, ampliando a capacidade de retenção de água da região onde se localiza, promovendo o múltiplo uso das águas pelos seres humanos. Saiba mais: https://www.wwf.org.br/natureza_bras…/questoes_ambientais/…/