“Lixo no chão, não!” Crianças fazendo a diferença no Dia do Pantanal

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Lixo no chão, não, lixo no chão, não!” Esse foi o lema das crianças que participaram das comemorações do Dia do Pantanal deste ano. Em uma programação de 03 dias, crianças de 03 municípios de Mato Grosso participaram de palestras de educação ambiental e ações de limpeza do Rio Cuiabá. A ação foi promovida pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal e Teoria Verde, com apoio das prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande, e Santo Antônio de Leverger.

Ao todo 615 crianças estiveram nas palestras e 160 nas ações de limpeza de rio. Foram recolhidos 3.404 itens, como copos plásticos, sacolas plásticas e garrafas PET, totalizando 380kg de lixo. Além disso, foram distribuídos gibis do Embaixador do Pantanal, o personagem Chico Bento da Turma da Mônica. As revistinhas fazem parte de uma edição especial realizada pelo WWF-Brasil junto à Maurício de Sousa Produções, com ênfase especificamente à preservação das nascentes e dos rios que desaguam no Pantanal.

As escolas participantes do evento foram:

Escola Estadual Leônidas de Matos (Santo Antônio de Leverger), Escola Municipal João Ponce de Arruda e Escola Plena Manoel Gomes – Manga (Várzea Grande) e Escola Municipal Francisco de Brito – Coophamil (Cuiabá).

Os principais itens recolhidos foram, 432 copos plásticos, 322 sacolas plásticas e 278 garrafas PET.

Dia do Pantanal foi celebrado com ações educativas – YouTube

Explore
O que as instituições ganham ao assinar o pacto?

O Pacto não arrecada e não arrecadará recursos financeiros específicos para seu funcionamento. Portanto, para alcançarmos os objetivos comuns, cada instituição quando o assina se compromete a usar recursos humanos e financeiros próprios para alcançar os objetivos comuns.