Mato Grosso possui maior número de focos de fogo do país

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Notícia triste: Mato Grosso é o estado com maior número de focos de fogo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde o dia 1º de janeiro, já foram registrados 8898 focos focos de fogo no estado.Vale lembrar que até o dia 15 de setembro, está proibido o fogo na limpeza e no manejo das áreas rurais. Quem desrespeitar, paga multa que pode chegar até R$ 7.500,00 por hectare.

A chance de chover nos próximos dias é remota, por isso, com o fim de semana chegando, vamos curtir a natureza com muito cuidado! Vamos fazer a nossa parte!

Dados do Governo do estado

O Governo de Mato Grosso e as prefeituras de oito municípios atuam juntos na prevenção e combate às queimadas deste ano. O balanço dos primeiros 11 dias do período proibitivo, entre os dias 15 e 26 de julho, apontou o atendimento de 194 ocorrências, das quais 130 de queimadas urbanas e 64 de incêndios florestais em áreas rurais. Uma pessoa foi presa em flagrante no município de Cláudia.

Conforme o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente coronel Paulo André Barraso, as atividades dos brigadistas e militares não têm sido só apagar fogo. Eles recorreram a um método de trabalho baseada na educação ambiental e no diálogo que tem por objetivo a prevenção ativa das queimadas. “A brigada não espera ocorrência chegar, vai à campo evitar que isso aconteça, sem deixar de lado

Denúncias

A população pode denunciar queimadas urbanas no 193 do Corpo de Bombeiros ou nas secretarias municipais de meio ambiente. Já os incêndios nas áreas rurais, podem ser denunciados na Sema pelo 0800 647 7363 ou também no Corpo de Bombeiros.

Com informações da assessoria de imprensa da SEMA-MT

Explore
O que as instituições ganham ao assinar o pacto?

O Pacto não arrecada e não arrecadará recursos financeiros específicos para seu funcionamento. Portanto, para alcançarmos os objetivos comuns, cada instituição quando o assina se compromete a usar recursos humanos e financeiros próprios para alcançar os objetivos comuns.