Araputanga faz alerta contra desperdício de água

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Araputanga pede à população que evite o desperdício.

Veja abaixo o comunidado:

Araputanga vem enfrentando problemas com o abastecimento de água. Isso porque, além do índice de chuva ser menor nos últimos meses, altas temperaturas fazem com que o consumo se eleve. O SMAE tem se empenhado para distribuir a água de forma mais justa. No entanto, é necessário que toda a população economize com medidas simples.

Em virtude do alto consumo de água que estamos vivenciando em nossa cidade, nossos reservatórios e poços de água (mesmo trabalhando 24 horas por dia), não estão dando conta de armazenar este precioso líquido, portanto não temos outra saída a não ser realizar o racionamento em todos os Bairros.

Todo dia é dia de evitar o desperdício de água. Cada um de nós pode fazer a sua parte.

Veja como:

  • No Banho:Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
  • Ao escovar os dentes:escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
  • Na descarga:Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
  • Na torneira:Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
  • Vazamentos:Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
  • Na caixa d’água:Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
  • Na lavagem de louças:Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
  • Regar jardins e plantas:No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
  • Lavar carro:com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.
  • Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.
Explore
O que as instituições ganham ao assinar o pacto?

O Pacto não arrecada e não arrecadará recursos financeiros específicos para seu funcionamento. Portanto, para alcançarmos os objetivos comuns, cada instituição quando o assina se compromete a usar recursos humanos e financeiros próprios para alcançar os objetivos comuns.